Roteiro de Um Dia em Salvador – A Primeira Capital do Brasil
Saudações amigos viajantes!
Hoje você vai saber o nosso roteiro de um dia em Salvador, que pasmem, foi a primeira capital do Brasil até meados de 1763. Atualmente Salvador é a capital apenas de um dos nossos maiores Estados, a Bahia sendo a cidade mais populosa do Nordeste e a quarta no Brasil.
É impossível conhecer essa bela cidade em apenas um dia, no entanto, em nossa breve passagem por lá vimos o máximo de coisas que podíamos e esse roteiro vai ajudar você que quer conhecer essa emblemática cidade.
Havíamos saído de Aracaju, o menor Estado Brasileiro com destino a salvador, quando chegamos em território baiano paramos pra tirar essa foto da divisa entre os Estados e de cara começamos a perceber que a estrada mudou para melhor, alguns pontos com pedágios mas que valeram muito a pena, nosso carro ficou extremamente agradecido por estradas tão boas.
Mas o que conseguimos fazer em apenas um dia em Salvador?
ONDE NOS HOSPEDAMOS?
Ja ouviu falar que ter amigos é melhor do que ter dinheiro? Pois bem ficamos no apartamento do André um colega meu de infância, a morada fica no bairro Piatã em Salvador, que percebemos ser um bairro relativamente próximo dos principais atrativos de Salvador, por ser uma cidade grande dificilmente conseguiríamos um lugar que desse pra conhecer varias coisas a pé.
Caso procure por hospedagens no Booking sempre opte por acomodações com nota maior ou igual a 8.
COMO SE LOCOMOVER?
Salvador é de fato uma grande cidade e se locomover em carro próprio vai ser sempre um desafio para encontrar vaga e estacionar o carro, no entanto, não é impossível, fizemos todos os nossos trajetos em veiculo próprio e para estacionar existe uma plataforma digital da Zona Azul muito importante pois a instalação do APP e pagamento prévio vai evitar que você pague multas ou que seja abordado por algum guarda de transito solicitando o pagamento.
Precisamos destacar que a Uber funciona perfeitamente bem em Salvador, e você também pode alugar um carro clicando na recomendação a seguir:
ONDE COMER?
Está aqui uma pergunta realmente difícil, Salvador é uma grande cidade e pode ir com a certeza que tem pra todos os gostos e bolsos, você pode optar por restaurantes mais requintados a beira mar, ou barracas de acarajé ou restaurantes no espalhados pelo pelourinho.
Optamos por comer alguns petiscos num dos restaurantes acima do Mercado Modelo, a vista para o Mar estava incrível e o clima também.
Também escolhemos um barzinho no pelourinho, outro ao lado do farol da barra e a noite comemos Acarajé, e precisamos dizer pra vocês que nenhuma das refeições chamou nossa atenção. E por esse motivo deixamos a seu cargo escolher os lugares onde vai fazer suas refeições.
O QUE FAZER?
Em Salvador você será convidado a um grande City Tour, para conhecer lugares emblemáticos e que contam a historia do nosso País, como por exemplo o Mercado Modelo:
O lugar é um verdadeiro marco na historia, era utilizado como centro para navegantes de um passado distante, e existem muitas pessoas que relatam que no seu subsolo eram aprisionado escravos e que até hoje o espirito deles vagueia pelo Mercado. De fato o lugar tem uma energia forte e meio que negativa, mas pode ser algo atrelado a falta de iluminação.
Dentro do Mercado é possível encontrar muito artesanato e artefatos que remontam a cultura do local.
Logo em Seguida subimos o famoso elevador Lacerda, o primeiro elevador de uso urbano do mundo.
Pra você entender melhor, Salvador é dividida entre Cidade Baixa (a região portuária, em que está o Mercado Modelo) e a Cidade Alta (onde fica o Pelourinho, no Centro Histórico). Dividida por uma falha geológica de 60 metros.
Os moradores começaram a criar varias alternativas para suprir a logística da cidade, com a criação de guindastes rústicos, e foi aí que o baiano Antônio de Lacerda percebeu a oportunidade de comandar o empreendimento que se tornaria um dos marcos arquitetônicos da cidade até hoje, o Elevador Lacerda, inaugurado em 8 de dezembro de 1873.
Operando até hoje, facilitando a vida dos moradores e sendo um grande ponto turístico da cidade.
Após subir o elevador estamos na região do Pelourinho, bairro de muita importância comercial para a cidade até hoje e sendo uma parada turística obrigatória para viajantes.
Nessa região você vai encontrar vários barzinhos e lojas de souvenires e você precisa ficar muito atento, pois os artistas de rua vão lhe abordar incansavelmente e será preciso dizer não por diversas vezes.
Andando pelas ruas achamos o Cores do Pelô, la você pode subir e tirar uma foto icônica da varanda com vista para uma das ruas do bairro.
Mais a frente encontramos o famoso sucos de Limão com coco, e preciso falar pra vocês que é delicioso e geladinho, algo muito refrescante após andar algumas horas pelo sol de matar.
Pelo pelourinho existem diversos lugares ótimos para fotos, como O Monumento da Cruz Caída .
Ali era onde ficava a Igreja da Sé, demolida para a passagem do bonde (1933). Se você seguir os trilhos que passam pela Rua Chile, eles vão te levar exatamente até lá, a Praça da Cruz Caída. Inaugurada em 1999, a Cruz Caída homenageia o desaparecimento desta antiga Igreja da Sé, a Primacial do Brasil.
Seguindo mais adiante encontramos uma das igrejas mais belas que ja vimos na vida! Uma igreja de ouro!
A Igreja e Convento de São Francisco, construída no século XVIII, é uma das mais ricas do Brasil sendo a mais exuberante de Salvador. Alguns a consideram o mais belo exemplar do barroco português no mundo.
Sua origem data de 1686, seguindo um projeto do Padre Vicente das Chagas.
Essa igreja é repleta de ouro pessoal, isso mesmo!
Após andar bastante e comer alguns petiscos nos locomovemos até o Farol da Barra.
Faz parte do Forte Santo Antônio da Barra. Muito mais do que uma parada obrigatória para selfies, esta fortificação abriga o Museu Náutico da Bahia, que conta com um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, alguns deles submersos por até 300 anos, e que ajudam a compreender a relação do homem com o mar e da Bahia com o Farol.
Aproveitamos para conhecer o Museu e a vista de cima de do farol da barra, foi impressionante e fomos agraciados com um pôr do sol incrível!
Ficamos um bom tempo no Dendê Praia Club, um barzinho localizado ao Lado do farol da Barra com musica ao vivo e uma estrutura muito aconchegante.
A noite continuamos a andar e aproveitamos para comer pela primeira vez o famoso acarajé, onde aprendi que quanto mais Vatapá mais apimentado o acarajé vai ficar. Comi e posso dizer que é uma comida típica saborosa e que vale a pena ser experimentada.
CUIDADOS!
Ao andar pela cidade fique muito atento, infelizmente tem uma quantidade de malandros acima do que gostaríamos, tente andar sempre em grupos e seja firme ao dar o Não aos artistas de rua caso não queira comprar a arte deles!
Não confie na frase “SEM COMPROMISSO” depois que eles colocarem o colar em você, lhe pintar, ou fazer a reza. Não vao descansar ate conseguir algum dinheiro seu.